Ensinado e Apendendo com as TIC's - Turmas de agosto/2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Iniciamos em 17 de agosto de 2009 a 5ª edição do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC para professores da rede pública estadual. Um dos objetivos do curso e identificar professores com perfil para assumir as salas de informática das escolas públicas estaduais e sensibilizar os demais professores para utilização pedagógica do BotoSet Linux, sistema operacional adotado pela SEDUC. O encerramento do curso está previsto para 17 de outubro de 2009.

Oficina Portal do Professor

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O NTE-Seduc-Belém promoveu em 14/08/2009 a Oficina Portal do Professor em prosseguimento ao processo de formação continuada para professores lotados nas Salas de Informática das escolas públicas estaduais. O Portal, implementado pelo MEC, consiste na iniciativa de reunir em um só local na web um conjunto de recursos: multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações e imagens); interação e comunicação (fóruns, blogs, chat e outros); acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e ferramenta colaborativa para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno. As sugestões de aulas se apresentam como uma forma de inspiração para que outros professores possam elaborar suas aulas, e também de serem protagonistas de boas experiências ou atividades desenvolvidas nas escolas com o uso de variadas mídias e metodologias.

Encerramento - Turmas de Abril2009

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nos dias 29 e 30 de junhode 2009 concluimos mais um curso no NTE-Seduc-Belém. Com início em 27 de abril de 2009 a 4ª edição do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) para professores da rede pública estadual. O ponto alto do curso se deu com a socialização dos projetos elaborados pelos cursistas.
No turno da manhã, após a socialização, aconteceu uma oficina de Tangram orientada pela professora cursista Marilena Maia de Souza.


View more presentations from ntebelempa.

Oficinas produzem resultados

segunda-feira, 8 de junho de 2009

As oficinas promovidas por nosso NTE começam a produzir resultados. A professora Marlene Onofre da escola EEEM Orlando Bitar, onde está lotada na Sala de Informática, e da EEEM David Salomão Mufarrej onde atua como profª de Lingua portuguesa, compareceu à Oficina de HagáQuê e fez questão de apresentar aos colegas as edições do jornal da escola editadas no Scribus. Ressaltou que foi possível realizar este trabalho graças a Oficina de Scribus: Diagramando com Software Livre realizada em 15 de maio de 2009. O gesto da professora nos enche de satisfação e esperamos que os demais possam aplicar os conhecimentos obtidos em nossas oficinas na prática pedagógica de suas salas de informática.
...

Oficina de HagáQuê

Em prosseguimento ao processo de formação continuada para professores lotados nas Salas de Informática das escolas públicas estaduais, o NTE-Seduc-Belém promoveu em 05/06/2009 a Oficina de HagáQuê, nos três turnos, e orientada pelos professores multiplicadores deste NTE. O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, recomendado pelo MEC em suas formações. Na oportunidade os professores conheceram os recursos do programa, assistiram a vídeos com orientações sobre o desenvolvimento de uma HQ e finalizaram com uma produção individual.


Ensinado e Apendendo com as TIC's - Turmas de abril/2009

sábado, 30 de maio de 2009

Iniciamos em 27 de abril de 2009 a 4ª edição do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC para professores da rede pública estadual. Um dos objetivos do curso e identificar professores com perfil para assumir as salas de informática das escolas públicas estaduais e sensibilizar os demais professores para utilização pedagógica do BotoSet Linux, sistema operacional adotado pela SEDUC. O encerramento do curso está previsto para 30 de junho de 2009.

Oficina de Scribus

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aconteceu em 15 de maio de 2009 a Oficina de Scribus: Diagramando com Software Livre para os professores Coordenadores de Sala de Informática de escolas da rede estadual. A oficina que faz parte do processo de assessoramento e formação continuada do NTE, teve por objetivo propiciar aos cerca de 60 professores participantes, distribuídos em três turnos, o domínio de um programa para editoração eletrônica capaz de produzir publicações como folders, panfletos e jornais, e orientar seu emprego na prática pedagógica de sala de aula, divulgando-o entre os professores da escola. Durante a oficina os participantes demonstraram satisfação em conhecer a utilidade do Scribus produzindo um folder a partir de um modelo nativo do programa e um modelo de jornal a partir uma página em branco.


Encerramento - Turmas de Fevereiro/2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Nos dias 22 e 23 de abril de 2009 concluimos mais um curso no NTE-Seduc-Belém. Com início em 16 de fevereiro de 2009 a 3ª edição do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) para professores da rede pública estadual. O ponto alto do curso se deu com a socialização dos projetos elaborados pelos cursistas.


Oficina de Google Docs

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aconteceu em 17/04/2009 a Oficina de Google Docs: Produção Coletiva Online para aos professores Coordenadores de Sala de Informática de escolas da rede estadual. A oficina que faz parte do processo de assessoramento e formação continuada do NTE, teve por objetivo propiciar aos cerca de 60 professores participantes, distribuídos em três turnos, o domínio de um instrumento de criação de documentos e textos colaborativos online, e orientar seu emprego na prática pedagógica de sala de aula, divulgando-o entre os professores da escola.Todos os participantes foram unânimes em reconhecer a utilidade da nova ferramenta, e alguns iniciaram, na ocasião, a construção de projetos de forma compartilhada através do Google Docs. Outra descoberta que trouxe satisfação foi quando aprenderam que é possivel o envio (upload) de apresentações criadas no Power Point ou no Impress, e a possibilidade da inserção dessa apresentação no Blog.

Ensinado e Apendendo com as TIC's - Turmas de fevereiro/2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

Iniciamos em 16 de fevereiro de 2009 a 3ª edição do curso de formação continuada em Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC para professores da rede pública estadual. Um dos objetivos do curso e identificar professores com perfil para assumir as salas de informática das escolas públicas estaduais e sensibilizar os demais professores para utilização pedagógica do BotoSet Linux, sistema operacional adotado pela SEDUC. O encerramento do curso está previsto para 16 de abril de 2009.

Encerramento do Período Letivo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Em 15 de janeiro de 2009 concluímos o período letivo do Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém (SEDUC), e com ele encerramos também mais um curso TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100h). Iniciamos essa modalidade de curso em agosto do ano passado (2008), após participarmos de um encontro do ProInfo Integrado, em Brasilia-DF. Este é, então, o segundo realizado em 2008, tendo iniciado em 03 de novembro de 2008. Com mais este curso, já certificamos cerca de 250 professores, muitos dos quais necessitavam dessa qualificação para assumirem lotação nas Salas de Informática de escolas da rede pública estadual.